domingo, 7 de março de 2010

Um final e um novo início


Acesso à universidade deveria ser direito de todos, mas na prática não é isso que acontece; pelo contrário, hoje apenas uma minoria consegue ingressar em uma universidade. E acho que é essa dificuldade que deixa as pessoas tão emocionadas e orgulhosas em formaturas. Torço pra que um dia essa realidade mude; espero pelo dia em que formaturas não sejam mais motivo de tanta festa, pelo fato de todo ser humano ter acesso ao ensino superior. Talvez seja utópico, mas eu ainda sonho com um futuro sem desigualdades.
Por enquanto, continuamos comemorando. Parabéns, amiga!

Só ela sabe o quanto andou pra chegar até aqui. Só ela sabe quantas lágrimas derramou, quantos sorrisos distribuiu, quantos sapos engoliu. Milhas e milhas ela correu, noites em claro ela passou e pessoas queridas ela deixou pra trás; deixou lá atrás pedaços do seu coração, traços da sua essência e uma certa mágoa. Mas no fundo eles sabem que ela fez o melhor, sabem que ela precisava crescer, precisava deixá-los. Ela correu atrás de sua felicidade, e ontem eles testemunharam isso, orgulhosos. Todas as incertezas de quando ela chegou aqui, agora foram recompensadas com todos os sorrisos e com toda a torcida de quem gosta dela e participa da sua história. Ela superou dificuldades e aos poucos está crescendo.
Parabéns Rê, espero que a festa tenha sido ótima!!!

4 comentários:

  1. Eu diria que acesso à educação deveria ser direito de todo brasileiro. Desde o ensino fundamental.

    E que a Rê seja muito feliz. ;)

    Beijão, Milene!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Alline. O problema começa lá no ensino fundamental; e não só com relação à falta de preparo dos educadores. A desigualdade faz com que milhares de crianças nem entrem na escola, muitas delas não tem nem o que comer. É triste, mas é a nossa realidade há muitos anos. Quem sabe um dia conseguimos mudar essa história..
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. o acesso à educação superior deveria estar disponível a todos, até para que as pessoas entendessem que nem todas as pessoas precisam fazer universidade. há caminhos distintos, há necessidades distintas, e hoje temos pessoas que fazem universidade apenas porque se encontram no escasso grupo das que podem fazer adentrar o nível superior, e, ao se formarem, talvez percebam que nem queriam aquilo.

    o outro efeito é que surgem dezenas de faculdades caça-níqueis prontas a absorver as pessoas, e seu rico dinheirinho, que não conseguiram passar no filtro super-exigente do vestibular. horror, horror, e o nível superior vai virando um colegião...

    ResponderExcluir
  4. ahhh, esse assunto dá pano pra manga. Acho que, mesmo que não se tenha intenção de trabalhar na área em que foi graduado, é bem importante a experiência da universidade, os debates, o acesso a informação, etc. Claro que a maioria (se não todas) das federais estão, em determinados aspectos, abandonadas. E como tu falastes, existem outros meios de ter acesso ao conhecimento, mas já fica mais complicado pra boa parte da população desinformada. As escolas técnicas, pelo menos na época que eu cursei, deixam muito a desejar na área das ciências sociais. Não sei como estão agora, mas antes tu saías destas escolas com um bom conhecimento técnico, mas com uma carência em análise e julgamento (o que é perfeito para o mantenimento de governos opressores). Claro que é possível adquirir esse conhecimento de outras maneiras, mas devido aos problemas de educação no ensino fundamental e médio, muitas pessoas só adquirem esse domínio teórico (abandonando alguns dogmas) nas universidades. Aí entra a questão das milhares de universidades particulares, algumas não fiscalizadas e desqualificadas. E, muitas vezes, quem ingressa nessas universidades é a população de baixa renda, que não consegue entrar na federal pela dificuldade de competir com alunos que fizeram um bom curso preparatório.
    Como bem colocastes: HORROR.

    ResponderExcluir