terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Dias cinzentos também podem ser belos


Escrevi o texto abaixo em janeiro de 2004, exatamente há 6 anos. Resolvi postá-lo por acreditar que nada mudou, pode até ter piorado um pouco. Boa parte da humanidade (sem generalizações, é claro) continua sem tempo para os pequenos e belos detalhes que a vida oferece. Continuam mergulhados numa sociedade que exige a competição em quase todos os setores de convivência. Continuam abafados, censurados para expor suas opiniões e neuroses com naturalidade. Não conseguem perceber que os dias cinzentos também podem ser belos. E enxergar a beleza não significa parar de enxergar o que está errado e o que deve ser mudado.

O dia amanheceu cinzento,
um cinza tão belo que torna seu sorriso mais intenso
nos quintais e morros os ipês colorem o universo
mas as pessoas estão apressadas e com semblantes preocupados
será que vou me atrasar?
será que vai chover?

A chuva muda o rítmo da música
os pingos tocam as flores que exalam perfumes e cores
mas estamos muito ocupados para ver
será que vou me atrasar?
será que vou me molhar?

As pedras ficam escorregadias
perigosas pra quem tenta escalar
o mar quente me convida para um banho
e a melodia me envolve intensamente

E quando a chuva para
e o asfalto já está quase seco
as janelas vão se abrindo
e tudo volta a ser como antes
o sol brilha atrás das nuvens cinzentas
e as pessoas continuam apressadas.

2 comentários:

  1. Será que eu sou deste mundo? Adoro dias de chuva, adoro essas nuances de cinza no céu... e amo foto p/b.

    Beijão + abraço pra ti... este, sim, ensolarado. *=DDDD

    ResponderExcluir
  2. Acho que todos os dias, até aqueles mais quentes, tem sua beleza. Eu pessoalmente, adoro um dia cinzento e nostalgico ^^ bela poesia. Adorei seu cantinho. Beijocas!

    ResponderExcluir