sábado, 23 de janeiro de 2010

Gatinha hóspede ganhou novo lar



Dia 28/12/09 começaram minhas férias. Me senti aliviada por ter 30 dias pra descansar, pra desligar das obrigações. Mas não gosto muito de férias nessa época, porque cidade turística fica com mercados intransitáveis, estradas consgestionadas e praias lotadas. É difícil sair de casa sem enfrentar uma fila. Mas, optei por janeiro para conciliar com as férias da faculdade; minha intenção era desligar completamente, não ter preocupações.
Logo no início das férias, dia 02/01/10, estava em casa e comecei a ouvir miados chorosos de gatinho filhote; o som era alto, parecia estar bem perto. Espiei na janela e vi que o filhote estava no quintal do vizinho, sendo acuado por dois cachorros. Chamei meu marido e descemos pra tentar ajudá-lo. Não tinha ninguém na casa do vizinho, então meu marido pulou o muro e resgatou a gatinha. Era uma gatinha preta, suja, super magrinha (parecia que não comia há algum tempo), com andar desingonçado e linda como todos os gatos, com aquele olhar pidão. Miava desesperadamente. Demos água e ração, e ela comeu com muita vontade. Meu marido foi na rua de onde ela veio pra tentar encontrar seu dono (pelo estado que ela estava sabíamos que não encontraríamos nenhum dono), e claro que não encontrou. Resolvemos cuidar dela até encontrarmos um novo lar. Ela estava com muita diarréia, levamos ao veterinário, tratamos com vermífugo e muito carinho. Foram 20 dias de muito cocô pelo chão (porque a coitadinha não conseguia segurar, ela tentava correr pra caixa de areia mas até chegar lá ía deixando o rastro pelo caminho rsrs), muito afeto, miados carentes, ronronados, noites mal dormidas, hostilidade entre os gatos da casa e a hóspede. Nesse meio tempo castramos nossa gata Mona e nosso gato Tim ficou doente, que função!!!! Enquanto estávamos tratando, começamos a divulgação para arrumar um novo lar pra ela. Um amigo do meu marido quis ficar com a gatinha e ontem entregamos ela pro novo dono. Sabem aquele misto de alegria com tristeza? Fiquei super feliz de ter recolhido ela da rua, de encontrar um lar acolhedor, de dar uma segunda chance a essa gatinha. Mas ao mesmo tempo senti uma tristeza imensa ao entregá-la. Foram só 20 dias, mas o suficiente para um gato seduzir uma pessoa apaixonada por gatos. Ainda vai demorar um tempo pra eu me recuperar; fica uma saudade gigante daquele olhar, do ronronar, dos pedidos de colo, das brincadeiras na sala, das cabeçadinhas de carinho no meu rosto, de todo afeto trocado. Fica tabém a indignação e incompreensão. Como alguém consegue abandonar um animal depois de tanto tempo de contato? E abandonos ocorrem todos os dias, em números grandiosos, pelos mais diversos motivos, mas isso é assunto pra outra postagem...

Na primeira foto só a gatinha hóspede, e na segunda ela está ao lado da Mona, com quem ela fez amizade aqui em casa.
Sei que fiz o melhor que pude pela gatinha, e sei que ela será bem tratada no novo lar. Ela foi embora, mas a saudade....essa vai ficar...

2 comentários:

  1. Sabe, dói um bocado quando entregamos o bichinho. Fiquei com um gatinho aqui por dois meses e foi triste entrega-lo. Em contra partida, fica um sentimento de dever cumprido, sabe? isso que é o melhor de tudo. É um eterno exercício de desapego. Na nova casa, eles terão tudo com exclusividade, é isso que é o melhor. E essa gatinha preta é uma loucura, junto com a sua parecem duas panterinhas! sempre sonhei em ter um gato preto assim, mas a mimada Pan não permite de jeito nenhum hahaha... achei super legal o resgate. Uma vidinha foi salva, isso é muito importante!
    Parabéns pelo sucesso como lar temporário ^^
    beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Tenho um casal de pretinhos resgatados de um terreno baldio, são lindos como esses 2!
    São Chiquinho abençoe esse pequenos, que encontrem bons lares! :)

    bjos

    ResponderExcluir